AUDITORIA DAS PRESTAÇÕES DE CONTAS DE CONDOMÍNIOS
Exame das pastas mensais de prestações de contas do condomínio, que atualmente constitui uma constante preocupação dos condôminos e síndicos de edifícios quanto à forma de registros das operações e de possíveis desvios de recursos financeiros.
Citamos alguns benefícios adquiridos com este trabalho:
- Transparência no trabalho desempenhado pelo síndico ao em respaldar sua prestação de contas em um relatório de uma auditoria;
- Confiabilidade nas e relatórios de prestação de contas apresentados pela administração/administradora;
- Avaliação do sistema de controles internos administrativos, buscando a melhoria desses controles e a minimização de riscos financeiros e tributários diversos;
- Aprimoramento das informações gerenciais a serem oferecidas aos condôminos;
- Avaliação geral do negócio para oferecer sempre o melhor custo x benefício para o condômino.
DUE DILIGENCE
São trabalhos realizados para aquisição de empresas, processos de fusão, cisão e incorporação. Os trabalhos são conduzidos de forma a verificar:
- o exame do balanço patrimonial e da demonstração do resultado, com o objetivo de apurar a existência, propriedade, totalidade, exatidão de ativos a valores de realização ou de recuperação atentando quanto à existência de potencial contribuição para formação de resultados futuros;
- pesquisa e identificação de passivos de qualquer natureza, principalmente contingências fiscais, cíveis, trabalhistas e ambientais;
- revisão das práticas fiscais e trabalhistas;
- avaliação dos negócios, e
- estudo de rentabilidade futura.
AUDITORIA DE DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
Visa à verificação se as demonstrações contábeis estão de acordo com as Normas Brasileiras e Internacionais de Contabilidade através da avaliação dos sistemas contábeis e de controles internos nas áreas administrativas e financeiras da empresa. O trabalho tem por objetivo, entre outros, a emissão de Parecer sobre as demonstrações contábeis e de relatórios circunstanciados sobre os trabalhos desenvolvidos, com apresentação de comentários e sugestões visando ao aprimoramento dos controles internos, regularização de saldos contábeis e redução de riscos e de custos.
REVISÃO LIMITADA DE DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
Tem por objetivo verificar se os principais critérios adotados na elaboração das demonstrações contábeis estão de acordo com os princípios e práticas contábeis, bem como atender a normas legais e regulamentares. Os resultados desses trabalhos são consubstanciados em relatórios sintéticos ou analíticos (“long-form”).
CONTROLE INTERNO
O sistema contábil e de controles internos compreende o plano de organização e o conjunto integrado de método e procedimentos adotados pela entidade na proteção do seu patrimônio, promoção da confiabilidade e tempestividade dos seus registros e demonstrações contábeis, e da sua eficácia operacional.
O auditor deve verificar o nível de segurança dos controles internos existentes na empresa, sugestão e recomendação de implementação e/ou melhoria dos controles existentes. Tem como objetivo assessorar o cliente para melhoria, prevenção e avaliação da segurança dos controles internos da organização.
AUDITORIA INTERNA
A auditoria interna constitui o conjunto de procedimentos técnicos que tem por objetivo examinar a integridade, adequação e eficácia dos controles internos e das informações físicas, contábeis, financeiras e operacionais da Entidade.
O auditor interno deve assessorar a administração no trabalho de prevenção de erros e fraudes, obrigando-se a informá-la, de maneira reservada, sobre quaisquer indícios ou confirmações de erros ou fraudes detectados no decorrer de seu trabalho.
AUDIT COMPLIANCE
Revisão da Provisão para o Imposto de Renda (PIR) e demais Tributos para Emissão do Parecer de Auditoria;